Dúvidas
Tanto os beneficiários do LOAS/BPC quanto seus representantes legais podem contratar o empréstimo consignado, desde que apresentem a documentação necessária que comprove a representação legal, como uma procuração ou termo de cautela.
O empréstimo BPC (Benefício da Prestação Continuada) funciona como um crédito consignado. Como o benefício é pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o valor do empréstimo é descontado diretamente do benefício, podendo chegar até 30% do valor. As parcelas podem ser divididas em até 84 vezes.
Apenas novos beneficiários precisam fazer o desbloqueio do BPC. E, para isso, você deve realizar o pedido pelo aplicativo ou site Meu INSS. É preciso fazer login no aplicativo com o seu CPF e senha cadastrada na conta gov.br, depois clicar em “Novo Pedido” e digitar na lupa “Desbloquear Benefício”. Clique na opção de desbloqueio e siga as instruções que aparecerem na tela. Quem já recebia o BPC não precisa fazer o desbloqueio do benefício para empréstimo
O valor do empréstimo consignado é limitado pela margem consignável, que corresponde a até 35% do valor do benefício, sendo 30% para empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito consignado.
O processo deve ser iniciado pelo beneficiário ou pelo representante legal, apresentando toda a documentação necessária em uma instituição financeira autorizada. Após a análise e aprovação, o empréstimo será liberado.